posbacku quadrinhos on - line é a saída? ou será o fim da HQ impressa?

Apesar de não ser nenhum expert em quadrinhos, esse ano vai fazer dez anos que estou trabalhando com  HQs, e por isso, costumo receber muitas perguntas e dúvidas da galera que está começando agora ou quer começar. E essas perguntas podem ser resumidas em basicamente duas: Como se faz uma história em quadrinhos? E como se faz pra entrar no mercado de quadrinhos?
Bem, eu vou deixar que dois mestres dos quadrinhos respondam essas perguntas por mim, usando para isso os próprios quadrinhos.
O primeiro deles é o Laerte (e eu tô falando do verdadeiro Laerte, não do replicante) em uma página de quadrinhos que ele fez para a edição nº 9 da revista Piratas do Tietê publicada em maio de 1991.
Laerte - Como Fazer um Fanzine
E o nosso segundo mestre é o Scott McCloud. Vamos ver o que ele diz nesta página retirada de seu livro Reiventando os Quadrinhos publicado originalmente em 2000.
Como fazer uma Revista em Quadrinhos
Pois bem, como o Laerte e o McCloud deixam claro em suas HQs, começar a publicar e vender sua própria revista em quadrinhos é algo bem simples, não requer prática, muito menos experiência, e nem necessita da presença de um adulto por perto. =)
E hoje fazer e publicar quadrinhos é ainda mais fácil, e não requer nenhum gasto com impressões ou xerocs. Você só precisa montar um blog/site e começar a publicar seus quadrinhos na Internet como eu faço aqui. E então basta você adotar algum dos modelos de negócio para webcomics e começar a conquistar os seus mil fãs verdadeiros que irão lhe permitir viver de quadrinhos com uma renda mensal melhor do que o salário que um professor da rede pública ganha atualmente no Brasil.
É claro que essa sustentabilidade através dos quadrinhos não virá da noite para o dia. É preciso de alguns anos publicando constantemente, e ganhando quase nada, para que isso aconteça. Por isso, para viver de quadrinhos, é preciso de muita força de vontade, autodiciplina e perseverança. Não é algo fácil, mas o que nessa vida é? =D
└ Tags: , , , , , , ,

Comentários

Postagens mais visitadas