news hq's



Nova editora de quadrinhos divulga seus títulos

O Grupo Editorial Autêntica acaba de divulgar que vai atuar no segmento de Histórias em Quadrinhos.

Para tanto, chega ao mercado a Editora NEMO, que lançará seus primeiros títulos no próximo mês de julho. A proposta da nova marca é reunir nomes consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos.

Com a coordenação de Wellington Srbek, roteirista, editor e pesquisador de quadrinhos, a editora publicará suas obras no formato álbum.

A direção executiva da nova editora ficará a cargo de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos. Ele é também o responsável pelo desenvolvimento das versões digitais dos títulos, que serão disponibilizadas em breve para as plataformas iOS (iPhone, iPad) e Android, nas versões português, inglês, espanhol e francês.

Confira os títulos divulgados pela editora:

Coleção Moebius - Arzach - Coleção no formato europeu original, com as histórias clássicas de Arzach, criação de Jean Giraud, também conhecido como Moebius.

Ciranda Coraci (Série Mitos Recriados em Quadrinhos), de Wellington Srbek e Will - A história do herói Coraci (o Sol) e de sua noiva Jaci (a Lua) é recriada em formato de quadrinhos.

O Senhor das Histórias (Série Mitos Recriados em Quadrinhos), de Wellington Srbek e Will - Nas páginas deste álbum, o leitor conheçe Anansi, o Senhor das Histórias e descobre a resposta para a pergunta “de onde vêm as histórias?”.

Corto Maltese - A Juventude, de Hugo Pratt - Inédita no Brasil, a aventura que mostra Corto Maltese em sua juventude chega com as características da edição europeia, em cores e capa dura.

Dom Casmurro de Machado de Assis, de Wellington Srbek e José Aguiar - Um dos principais clássicos de nossa literatura ganha versão em quadrinhos.

Coleção Moebius - Pesadelo Branco & Outras Histórias - Segundo volume da Coleção Moebius.

Coleção Shakespeare em Quadrinhos - Os principais clássicos de um dos maiores nomes da literatura internacional ganham a forma de HQs produzidas por novos talentos dos quadrinhos brasileiros, com os títulos:

Romeu e Julieta, por Marcela Godoy e Roberta Pares.

Sonho de uma Noite de Verão, por Lillo Parra e Wanderson de Souza.

Otelo, por Jozz e Akira Sanoki.

Hamlet, por Wellington Srbek e Alex Shibao.

E ainda Macbeth, Rei Lear e A Tempestade.

Coleção História & Quadrinhos: coleção de álbuns inéditos que narram alguns dos momentos mais marcantes de nossa história. Já estão programados A Guerra de Palmares e A Luta Contra Canudos.

MobiComics: a primeira loja brasileira de quadrinhos digitais!


Não há duvidas de que o futuro dos quadrinhos passa pelo meio digital. Se já tínhamos os smartphones e os media players portáteis, nos últimos anos, o surgimento e a disseminação dos tablets forneceram as plataformas ideias para a veiculação e leitura eletrônica de HQs. A verdade é que a história dos quadrinhos digitais está apenas começando, e já fazemos parte dela!

Acaba de estrear a MobiComics: primeira loja brasileira de quadrinhos digitais para iPhone, iPad e iPod Touch. Disponibilizando HQs em português e dando destaque especial a trabalhos de autores brasileiros, a loja digital será um espaço aberto a autores e editoras que queiram comercializar seus trabalhos no meio digital. (Enquanto o aplicativo não está disponível ainda, todos podem ver uma apresentação da loja, clicando aqui.)

Além dos lançamentos nacionais da Editora NEMO e de trabalhos de quadrinistas independentes, a MobiComics também está aberta à veiculação de álbuns, revistas e coletâneas de quadrinhos lançadas por outras editoras. O objetivo principal da loja digital é valorizar as HQs brasileiras, oferecendo aos leitores de língua portuguesa um acervo amplo e diversificado, no qual a qualidade das obras seja o diferencial.

MobiComics é isso: a mobilidade das plataformas digitais aplicada à sua coleção de quadrinhos brasileiros. O melhor de nossas HQs, ao alcance de um clique!

Curso de Extensão em Reportagem em Quadrinhos


Curso de Extensão:
Reportagem em Quadrinhos


Desenho de Maumau
***
O quê: curso de reportagens em quadrinhos
Com quem: Augusto Paim, jornalista cultural e escritor
Quando: sextas-feiras, das 14h às 18h, de 1º a 22 de julho
Onde: PUC RS
Inscrições: até 27 de junho
***

Quer aprender a trabalhar com um novo gênero do jornalismo que é uma tendência seguida por jornais como a Folha de São Paulo e o argentino La Nacion? A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) oferecerá em Porto Alegre um Curso de Extensão inédito sobre reportagens em quadrinhos. Serão 20 horas-aula, divididos em quatro encontros, sempre às sextas-feiras, a partir do dia 1º de julho. A proposta é unir teoria e prática: os alunos não só serão estimulados a refletir sobre o uso da linguagem dos quadrinhos no jornalismo, como também participarão de uma sala de redação visando à produção de reportagens nesse formato.
O curso é aberto para estudantes da PUC e para o público em geral. Não é exigido ter conhecimentos de quadrinhos. Também NÃO é necessário saber desenhar: para fins didáticos, serão usadas fotografias. No curso, o aluno aprenderá ainda sobre a escrita de roteiros e o uso de técnicas narrativas, que podem ser aplicadas em qualquer linguagem – especialmente no cinema, que têm muitos pontos em comum com os quadrinhos, haja vista que todo filme começa com um roteiro e um storyboard.
O Jornalismo em Quadrinhos surgiu na década de 1990, com os livros-reportagens sobre conflitos bélicos do jornalista maltês Joe Sacco. Já no século 19, no entanto, havia experiências nesse formato. Agora surge uma nova geração internacional de HQ-repórteres e de veículos especializados, como http://www.cartoonmovement.com/ e o http://www.newsmanga.com/, este último uma experiência pioneira com mangás jornalísticos diários. Veículos tradicionais também têm publicado reportagens em quadrinhos, haja vista que essa pode ser uma saída para impedir o fim do jornalismo impresso, ao atrair novos leitores de jornais. O gênero também tem sido trabalhado em biografias e outras formas de não-ficção em quadrinhos.
Para saber mais sobre o Jornalismo em Quadrinhos, a sua história e a nova safra de HQ-repórteres, leia esta reportagem publicada na edição de março da Revista da Cultura.

***
Objetivos do curso: incentivar a reflexão sobre o gênero Jornalismo em Quadrinhos a partir da experiência prática; estimular a produção de reportagens em quadrinhos por meio de orientação especializada; qualificar a produção e a reflexão teórica sobre Jornalismo em Quadrinhos através da introdução e aprofundamento do tema no ambiente da Graduação.
Ementa: a linguagem dos quadrinhos aplicada ao jornalismo; a pauta, a apuração e a edição no Jornalismo em Quadrinhos.
Pré-requisitos: nenhum. Apenas são recomendáveis conhecimentos prévios sobre jornalismo em geral.
Programa
Aula 1 - Palestra "Elementos da Narrativa em Quadrinhos" + reunião de pauta
Aula 2 - Apresentação das apurações + decupagem dos temas
Aula 3 - Roteiro + Edição
Aula 4 - Apresentação das reportagens + Avaliação
Ministrante do curso: Augusto Paim é jornalista cultural, escritor e tradutor. Atualmente, cursa o Mestrado em Teoria da Literatura na PUC RS e trabalha como jornalista cultural freelance. Já publicou reportagens nas revistas Continuum, Norte, Aplauso e Revista da Cultura. Em 2009, traduziu para o português o livro Johnny Cash - uma biografia, premiada obra do quadrinista alemão Reinhard Kleist. Em 2010, foi curador e organizador do I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. No mesmo ano, fez uma reportagem em quadrinhos sobre o Esporte Clube Juventude, com a quadrinista Ana Luiza Koehler. Agora trabalha em uma reportagem em quadrinhos sobre o Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, para o site Cartoon Movement. Desde 2007, ministra palestras sobre quadrinhos em escolas e universidades. Mantém os blogs http://www.cabruuum.blogspot.com/, sobre HQ, e http://www.augustfest.blogspot.com/, sobre jornalismo e literatura.
Resumo das informações
Carga horária: 20 horas-aula.
Período: De 1º a 22 de julho de 2011.
Dia e horário: sextas-feiras, das 14h às 18h.
Datas: 1º, 8, 15 e 22 de julho de 2011.
Local: PUC de Porto Alegre

Vagas: 15 a 20.
Investimento: R$ 324 para alunos, diplomados, professores e funcionários da PUCRS; R$ 360 para o público em geral.
Inscrições: até 27 de junho.
Onde se inscrever: Av. Ipiranga, 6681, Prédio 15, sala 112, telefone (51) 3320 3727.
Outras informações: com o ministrante Augusto Paim (augusto.paim [@] gmail.com) ou com o coordenador Luciano Klöckner, no telefone (51) 3320 3727, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h15min, ou no site.





Esse  desenho aqui esta na página de arquivos, acima, nos links, abaixo do nome do cabeçalho. procurem por mais este e outros que coloquei e estare colocando nesta página. Para seus olhos e apreciação. qualquer coisa comentem ou mandem e-mails. ficarei contente com a opinião de vocês.



Mestres do Desenho - Ed Benes

Mestres do Desenho - Ed Benes


Putz! Mas vou contar uma coisa pra vocês - essa 'safra' de desenhistas do norte-nordeste deste nosso Brasil varonil tá arrebentando geral nos traços e continuam botando muito 'papa' dos desenhos no bolso!
Não conhecia ainda este mestre do traço que vem de uma cidadezinha no interior do Ceará ( Limoeiro do Norte ) e que é contratado da DC Comics - José Edilbenes Bezerra.
Danda uma zapeada pela net deparei-me com uns desenhos que me chamaram muito a atenção, principalmente pela sensualidade das personagens e que, depois de uma breve pesquisa, pude conhecer o trabalho deste fantástico desenhista.
Consta do 'currículum' de Ed Benes figuras conhecidas do aficcionados em HQ - Batman, Liga da Justiça, Super Homem, Electra, Mulher Maravilha etc, entre outros.

" Em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, onde as carroças ainda disputam espaço com motos e bicicletas nas ruas, todos conhecem José Edilbenes Bezerra, de 36 anos, como "aquele que desenha". Desde os 18, quando deixou de fazer bicos em uma fábrica de filtros e de trabalhar como servente de pedreiro, ele passa até onze horas por dia, incluindo sábados e domingos, sentado numa escrivaninha com o lápis em punho. Mesmo sem entender inglês nem nunca ter saído do país, Edilbenes é contratado exclusivo da poderosa DC Comics, a segunda maior editora de quadrinhos dos Estados Unidos, detentora de títulos como Batman e Superman. "

Leia mais sobre este mestre do desenho: http://limoeirodonorte.blogspot.com/2009/06/ed-benes-de-limoeiro-do-norte-para-o.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/José_Edilbenes_Bezerra

É por estas e outras que eu tenho cada vez mais orgulho de ser brasileiro - eta gente talentosa!


Electra - Personagens femininas sensuais são um dos pontos fortes de Ed Benes

Red Sonja

Mestres do Desenho - Mike Deodato Jr.

Mestres do Desenho - Mike Deodato Jr.

 
Do pequeno estado da Paraíba nos aparece este desenhista - que, na minha humilde opinião, bota muito desenhista veterano no chinelo - com traços firmes, enérgicos e cheios de personalidade. Trabalhou na Marvel e na DC Comics. Para quem se liga em quadrinhos já deve conhecer ou ter ouvido falar (muito) dele.

" Se tornou conhecido no mercado americano e mais ainda no brasileiro ao desenhar em 1994 a "Mulher-Maravilha" (DC Comics). Antes, em 1992, ele já tinha feito um trabalho para a Malibu Comics (Santa Claws, conhecido como "Noite Mortal" no Brasil). Contratado pela Marvel Comics, ele ilustraria vários heróis conhecidos tais como "Os Vingadores", "Thor", "Hulk", além da revista mensal de "Elektra" dentre muitos outros. Pela Image Comics desenhou Glory, publicada no Brasil.

O traço "clássico" de Deodato apesar de lembrar ilustres antecessores (Frank Frazetta, Neal Adams, Will Eisner) tem um domínio do claro-escuro digno de nota, seja em preto-e-branco ou colorido. O traço "comics" de Deodato, apesar de ter a agilidade típica dos quadrinhos norte-americanos, inicialmente influenciado pelo desenho de Jim Lee, passeia entre a caricatura e o desenho estilizado-realista."


Saiba mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mike_Deodato_Jr. 







Esta postagem foi permitida pelo próprio artista - via Twitter.

Obrigado , Mike. =)
Grande abraço.

atenção. 
não ganho nada divulgando esses links de material de desenho. é somente para ajudar os futuros quadrinhistas, que serão vocês, e para auxiliá-los tem este material ai e mais , colocarei aqui, caros amigos.
Tenho a ganhar sim, a amizade de vocês. Boa Diversão!!
Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Volume 3
Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Volume 3
R$29.90


Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Volume 4
Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Volume 4
R$29.90


Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Volume 2
Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Volume 2
R$29.90


Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Volume 1
Curso Prático de Mangá Passo a Passo - Volume 1
R$29.90


Curso de Desenho Anatómico - Animal
Curso de Desenho Anatómico - Animal
R$49.90


Curso de Desenho Anatómico - Ser Humano
Curso de Desenho Anatómico - Ser Humano
R$49.90


Manga Passo-a-Passo
Manga Passo-a-Passo
R$39.90


Manequim Articulado 20 cm (neutro)Nobel
Manequim Articulado 20 cm (neutro)Nobel
R$34.90


Gothic Lolitas: How to Draw Manga Step by Step
Gothic Lolitas: How to Draw Manga Step by Step
R$64.90


DESENHO A MÃO LIVRE – Materiais e Anatomia
DESENHO A MÃO LIVRE – Materiais e Anatomia
R$29.90


O Livro Monstro do Mangá - Passo a Passo - Aprenda a Desenhar com os Experts
O Livro Monstro do Mangá - Passo a Passo - Aprenda a Desenhar com os Experts
R$84.00


Método de Desenho mangá e super-heróis nº 07
Método de Desenho mangá e super-heróis nº 07
R$5.90


Elefante Articulado de Madeira
Elefante Articulado de Madeira
R$59.00


Cachorro Articulado de Madeira
Cachorro Articulado de Madeira
R$39.90


Cavalo Articulado de Madeira
Cavalo Articulado de Madeira
R$89.90
http://www.comix.com.br/product_info.php?cPath=256_163&products_id=12652 

Postagens mais visitadas