EVENTOS DO MUNDO DOS QUADRINHOS NO BRASIL!

Durante o FIQ 2013 acontece a primeira Rodada de Negócios
de Quadrinhos do Brasil!




Rodada de Negócios

Última modificação
18/09/2013 às 16:41
Durante o FIQ 2013, em parceria com o SEBRAE/MG, acontece a primeira Rodada de Negócios de Quadrinhos do Brasil! Nos dias 14 e 15 de novembro, das 9h às 19h, os quadrinistas vão ter seu trabalho avaliado e comentado por agentes e editores do Brasil, EUA e Europa. Os editores e agentes, por sua vez, terão acesso a um grupo de artistas que a cada edição do Festival cresce, se profissionaliza e busca meios de difundir o que faz.
Entenda como vai funcionar:
Instruções
1. A inscrição para a rodada de negócios é individual, com exceção para projetos coletivos que envolvam, por exemplo, roteirista e desenhista. Neste caso, a equipe deve escolher um responsável para a inscrição e podem estar presentes no máximo dois representantes durante a Rodada.
2. As inscrições vão de 20 de agosto a 10 de setembro de 2013.
3. A inscrição deverá ser feita através do formulário constante da aba “formulário de inscrição”. Só serão considerados os formulários devidamente preenchidos e com todas as informações solicitadas.
4. O inscrito deverá ser maior de 18 anos.
5. O interessado deve ler atentamente as propostas apresentadas e usar os links para os sites de cada editora ou agente para conhecer melhor o catálogo e o tipo de trabalho de cada um.
6. Cada inscrito deverá escolher até 4 (quatro) editores/agentes, em ordem de preferência.
7. Caso o número de inscritos de um determinado editor/agente for maior que a capacidade de atendimento, haverá pré-seleção de acordo com critérios determinados pelo próprio agente/editor.
8. Cada atendimento terá a duração máxima de 20 minutos, não havendo tolerância neste limite.
9. Os inscritos deverão comparecer nos dias e horários marcados.
10. Material a ser apresentado aos editores e agentes:
Para projetos de HQs
  • Roteiristas – Argumento sucinto com início meio e fim e 4 páginas de roteiro que demonstrem a capacidade do inscrito de comunicar suas ideias com outras pessoas envolvidas no processo de criação das HQs.
  • Desenhistas, arte finalistas, coloristas – 6 páginas de quadrinho finalizadas.
Propostas de obras completas devem apresentar todo o material listado acima.
Portfólios para avaliação
  • Sempre coloque seu material mais recente em primeiro lugar – ninguém quer ver coisas que você fez há anos atrás. Isso não demonstra o que você pode fazer agora;
  • NUNCA coloque rascunhos feitos em folhas soltas, papel de caderno, de pão, coisas desse tipo. Você tem que mostrar que é um profissional a quem estiver avaliando seu portfolio. Por isso ele tem que ser limpo, direto e, bem… profissional;
  • Seu portfolio não precisa ter DEZENAS de páginas – de 12 a 15 páginas do seu MELHOR trabalho já bastam;
  • Mostre tudo que você pode fazer – iInclua cenas “calmas”, onde você pode mostrar que é capaz de desenhar os personagens conversando, discutindo e interagindo entre si. Além disso, certifique-se de acrescentar também cenas de ação, assim você mostra que é capaz de desenhar desde perseguições de carros até uma batalha épica entre a Liga da Justiça e os Vingadores.

EDITORAS E AGENTES
Editora Ática
www.atica.com.br
A Ática procura materiais com potencial para adoção escolar e para aprovação em programas de governo. Tem como público principal estudantes do ensino fundamental e médio. São duas as séries para as quais hoje prospectam artistas.
  • Série Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptações em quadrinhos de obras clássicas da literatura brasileira. Para esta série, buscam quadrinistas com dois perfis: a) que desejam assinar apenas os desenhos da HQ (o roteiro, então, seria elaborado por autores da casa) ou b) que assinam roteiro e arte (como Marcello Quintanilha em O Ateneu). A editora exige leitura e domínio dos clássicos, assim como domínio no processo de pesquisa histórica.
  • Série Agaquê
Para essa série, a Ática busca projetos com roteiro e arte já determinados (ainda que a arte não esteja pronta), mas também aceitarão roteiros para seleção do desenhista pela editora. Em ambos os casos, alguns pré-requisitos devem ser observados:
A HQ precisa ter potencial de adoção escolar, ou seja, obras que passam por temas relevantes para discussão em sala de aula, que suscitem reflexões: autoestima, amadurecimento, amizade, crítica social, família, aventura, etc.
É preciso ter em mente a faixa etária do leitor. Embora não haja amarras quanto à natureza do enredo ou dos personagens, a obra deve ser pertinente e adequada para a faixa etária do leitor, considerando sua maturidade emocional e bagagem de leitura.
A história precisa ser stand-alone, ou seja, séries não serão aceitas.
Há limite de páginas: de 32 a 48 páginas para HQs infantis (6-10 anos); de 72 a 208 páginas para juvenis (11-17 anos).
Em termos de gênero, aceitamos obras de não ficção e ficção (exceto fantasia).
Para HQs infantis, um ponto muito importante é a legibilidade das fontes, especialmente para as faixas etárias até 8 anos, que ainda estão construindo sua competência leitora.

Balão Editorial
www.balaoeditorial.com.br
A Balão Editorial publica obras originais, infantis ou adultas, que tenham apelo tanto para o mercado quanto para editais. É isso que buscam na Rodada de Negócios propostas com roteiro completo e amostras da arte.

Cia. das Letras
www.companhiadasletras.com.br
A Quadrinhos na Cia. publica majoritariamente romances gráficos, sempre voltados ao público geral. Ou seja, vale qualquer gênero, desde que não seja um livro para iniciados. É preciso também passar mais que uma vaga ideia do projeto; na prática, isso significa que uma sinopse e alguns esboços valem menos do que uma boa parte desenhada ou um roteiro completo. No caso de roteiristas, é preciso ter um artista comprometido com a obra, que já tenha ao menos esboçado parte do livro, e nesses casos sempre sobre um roteiro completo. Nas adaptações, é preciso que seja um trabalho de domínio público e que tenha uma abordagem original e um traço não burocrático e óbvio.

DC Comics
www.dccomics.com
Nessa edição do FIQ quem vem para o evento avaliar portfólios para a DC Comics é o editor Larry Ganem. Ele vai avaliar portfólios de desenhistas, arte-finalistas e coloristas para a editora.

Devir
www.devir.com.br
A Devir procura propostas de projetos de quadrinhos com amostras de roteiro e arte. Estão abertos para avaliar projetos de diversos gêneros e para públicos variados. Avaliarão também portfólios de desenhistas para projetos de quadrinhos da própria editora.

Editora Lê
www.le.com.br
A Lê possui um perfil editorial voltado para o público infantil e juvenil e tem o foco em escolas, particulares e públicas, e programas de governo voltados para bibliotecas escolares, alunos e professores.
Nessa perspectiva foi criado o selo LÊ QUADRINHOS que concentrará a produção de quadrinhos, a qual pretendemos dinamizar a partir de 2014. Buscamos obras autorais completas, adaptações ou não, literárias ou paradidáticas, e consideramos a possibilidade de reeditar obras já existentes.

Marca de Fantasia
www.marcadefantasia.com
A Marca de Fantasia procura contato com autores amadores ou profissionais, individuais ou em grupo, que apresentem propostas completas de revistas, álbuns ou livros teóricos. Os quadrinhos devem ser autorais ou experimentais, de humor, aventura (ficção) ou documental (jornalismo em quadrinhos), dirigidos ao público jovem ou adulto.
Os livros devem focar os estudos sobre quadrinhos, humor, cultura pop (ficção científica, animação, RPG). As edições de quadrinhos da editora são impressas, as dos livros teóricos são preferencialmente digitais.
Não há restrição à originalidade do trabalho, podendo interessar obras já editadas de forma independente ou profissional que requeiram novas edições, desde que tenham liberados os direitos autorais. A editora também não exige exclusividade nem retenção da propriedade da obra.

Miguilim
www.editoramiguilim.com.br
A Miguilim procura obras autorais infantis, juvenis e adultas para sua linha de quadrinhos. Tem interesse em obras que trabalhem com formatos diferentes e que apresentem possibilidades diversificadas de exploração da linguagem dos quadrinhos, podendo ser trabalhadas em salas de aula e outras que atendam os critérios dos editais de compras governamentais.

Nemo
grupoautentica.com.br/nemo
A Nemo procura propostas de projetos completos, com o roteiro definido e amostras da arte. Não há preferência por gênero.
Paralelamente, estão também interessados em encontrar artistas dispostos trabalhar em adaptações literárias, roteiristas e desenhistas.

Peirópolis
www.editorapeiropolis.com.br
A Peirópolis está interessada em conhecer quadrinistas dispostos a assumir a empreitada de adaptar para quadrinhos clássicos da literatura universal e também pesquisadores da área dos quadrinhos, do livro e da leitura que tenham trabalhos teóricos orientados para a formação do leitor literário e para os clássicos em HQ.
Para a adapatação de clássicos, procuramos quadrinistas que deem conta de adaptar o texto original e também desenhar ou quadrinistas que já tenham parceria estabelecida com roteiristas.
No campo das obras teóricas, estamos interessados em obras que aproximem o mediador da leitura, o educador, das questões teóricas implicadas nas adaptações de clássicos para quadrinhos.

Instituto dos Quadrinhos
www.impactoquadrinhos.com.br
O Instituto dos Quadrinhos é um novo braço da Impacto Quadrinhos. Para agenciamento, procuram artistas e coloristas com estilos variados para o mercado norte americano (superheroi e realista) e europeu de quadrinhos.(linha clara, realista, europeu e Bonelli)
Para publicação, o Instituto dos Quadrinhos procura projetos originais com equipes montadas ou mesmo de roteiristas e desenhistas separados em busca de projetos. Têm preferência obras em estilos realistas.

JBC
www.editorajbc.com.br
A JBC procura obras originais, projetos já com a proposta completa, arte e texto, e de preferência em estilo mangá.

Space Goat
www.spacegoatproductions.com
A Space Goat é uma empresa de agenciamento e procura desenhistas, coloristas, ilustradores e Concept designers. Seu mercado principal de atuação é o de quadrinhos americanos, principalmente editoras como Marvel, DC Comics, Dark Horse, IDW entre outras. Possui contatos na industria dos games e de cinema e fazem trabalhos com clientes desses ramos.

Tomatofarm
tomatofarm.blogspot.com.br
A Tomatofarm busca autores e artistas para publicar e agenciar no mercado europeu. Para agenciamento, procuram artistas e coloristas com estilos variados para o mercado europeu de quadrinhos: (linha clara, realista, europeu e Bonelli)
Para publicação, procura projetos originais com equipes montadas ou mesmo de roteiristas e desenhistas separados em busca de parcerias.

Zarabatana
www.zarabatana.com.br
A Zarabatana Books publica obras autorais, tendo como alvo principal o público adulto. Roteiros e desenhos devem atender ao padrão de qualidade da editora.
Para a rodada, busca obras já acabadas ou projetos já iniciados ou definidos (com roteiro e desenhos). O foco é a publicação de graphic novels ou HQs completas (humor, aventura, fantasia, ficção, biográficas, etc.)

João Marcos, um de nossos convidados, criou um
release especial para você! 

 




Comentários

Postagens mais visitadas