tutoriais atualizei 13 03 2015

GRATO PELA COMPREENSÃO!!

AVISO 2: LEIAM, IMPORTANTE!!

amigos, fui obrigado a retirar os links.os mesmos, estão dando erros. vou continuar verificando. obrigado pela atenção e avisos.

Atenciosamente

Autor do Blog:

Francisco Ossion Rodrigues Leite.

Técnicas e materiais artísticos e expressivos nas artes visuais.

Nas artes visuais quase todo material e técnica podem ser utilizados para criar uma obra, mas existem aqueles que são mais conhecidos, considerados como tradicionais ou convencionais e os modernos ou contemporâneos.

Entre os meios artísticos tradicionais ou convencionais, três deles manifestam-se em duas dimensões (bidimensional – altura e comprimento): o desenho, a gravura e a pintura. Embora o resultado formal de cada um deles seja bastante diferente (embora o desenho e a gravura sejam similares), a grande diferença entre eles se encontra na técnica envolvida. Os outros meios tradicionais – a escultura e a arquitetura –  manifestam-se nas três dimensões do espaço (tridimensional – altura, comprimento e largura ou (profundidade).

Desenho

É o processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, carvão, nanquim, grafite, pastel, caneta, pincel etc.) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida) também pode ser chamada de desenho.    Desta forma, um desenho manifesta-se  essencialmente como uma composição bidimensional. Quando esta composição possui uma certa intenção estética, o desenho passa a ser considerado uma expressão artística.

A escolha dos meios e materiais está intimamente relacionada à técnica escolhida para o desenho. Um mesmo objeto desenhado a bico de pena e a grafite produz resultados absolutamente diferentes.
As ferramentas de desenho mais comuns são o lápis, o carvão, os pastéis, crayons e pena e tinta. Muitos materiais de desenho são à base de água ou óleo e são aplicados secos, sem nenhuma preparação.

Existem meios de desenho à base d'água (o "lápis-aquarela", por exemplo), que podem ser desenhados como os lápis normais, e então umedecidos com um pincel molhado para produzir vários efeitos. Há também pastéis oleosos e lápis de cera. 

Desde a invenção do papel, no século XIV, ele se torna o suporte dominante para a realização de desenhos. É possível classificar o desenho em função dos instrumentos utilizados para a sua execução, ou da ausência deles. Pode-se pensar ainda em modalidades distintas do registro de acordo com as finalidades almejadas.
Desenho artístico à mão livre. Garcia Junior 2006.
Desenho artístico à mão livre (Central dos quadrinhos 2006).

Entre as várias modalidades de desenho, incluem-se:

Desenho técnico ou industrial: uma forma padronizada e normatizada de desenho, voltado à representação de peças, objetos e projetos inseridos em um processo de produção.
Desenho arquitetônico: desenho voltado especialmente ao projeto de arquitetura realizado, de modo geral, com o auxílio de réguas, compassos, esquadros e outros instrumentos.
Desenho científico: empregado na zoologia, na botânica e anatomia (fartamente empregados como ilustrações de manuais didáticos)
Ilustração: um tipo de desenho que pretende expressar alguma informação, normalmente acompanhado de outras mídias, como o texto.
Croqui ou esboço: um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de demais instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel, feito com a intenção de discutir determinadas idéias gráficas ou de simplesmente registrá-las. Normalmente são os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada.
Desenho arquitetônico - Brasília.
Desenho técnico.

Esboço.

Gravura

Difere do desenho na medida em que ela é produzida pensando-se na sua impressão e reprodução. Uma gravura é produzida a partir de uma matriz que pode ser feita de metal (calcografia), pedra (litografia), madeira (xilogravura) ou seda (serigrafia).

O artista trabalha nesses suportes fazendo uma gravação da imagem de acordo com as ferramentas que utiliza com o propósito de imprimir uma tiragem de exemplares idênticos podendo ser feita pelo próprio artista ou orientando um impressor especializado. 

Uma gravura é considerada original quando é assinada e numerada pelo artista dentro de conceitos estabelecidos internacionalmente. Após aprovar uma gravura o artista tira várias provas que são chamadas p. a. (prova do artista). Ao chegar ao resultado desejado é feita uma cópia "bonne à tirer" (boa para imprimir – b.p.i.). A tiragem final deve ser aprovada pelo artista, que, então, assina a lápis, coloca a data, o título da obra e numera a série. Finda a edição, a matriz deve ser destruída ou inutilizada. Cada imagem impressa é um exemplar original de gravura e o conjunto destes exemplares é denominado tiragem ou edição. Em uma tiragem de 100 gravuras, as obras são numeradas em frações: 1/100, 2/100 etc. 

Conheça um pouco mais sobre as quatro técnicas de gravura:
 
Litografia (matriz de pedra): a litografia (lithos = pedra e graphein = escrever) foi criada no ano de 1796 por Alois Senefelder.
Xilogravura (matriz de madeira): surgiu como conseqüência da demanda cada vez maior de consumo de imagens e livros sacros a partir da invenção da imprensa por Gutenberg, quando as iluminuras e códigos manuscritos passaram a ser um luxo de poucos. A gravura em madeira seria um meio econômico de substituir o desenho manual, imitando-o de forma ilusória e permitindo a reprodução mecânica de originais consagrados.
Calcografia (matriz de metal): surgiu nos ateliês de ourivesaria e de armaduras, no século XV, onde era usual imprimir-se os desenhos das jóias e brasões em papel para melhor visualização das imagens.
Serigrafia (matriz de seda ou náilon): também conhecida como silk-screen (tela de seda) é um processo de impressão no qual a tinta é vazada - pela pressão de um rodo ou puxador - através de uma tela preparada. É utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.), superfícies (cilíndrica, esférica, irregular, clara, escura, opaca, brilhante, etc.) espessuras ou tamanhos, com diversos tipos de tintas ou cores. Também pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).
Produção da tela matriz de serigrafia.

Pintura

Refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície bidimensional, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura é considerada por muitos como uma das expressões artísticas tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas. Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos. Enquanto técnica, a pintura envolve um determinado meio de manifestação (a superfície onde ela será produzida) e um material para lidar com os pigmentos (os vários tipos de pincéis e tintas). 

A escolha dos materiais e técnicas adequadas está diretamente ligada ao resultado final desejado para o trabalho como se pretende que ele seja entendido. Desta forma, a análise de qualquer obra artística passa pela identificação do suporte e da técnica utilizadas. Enquanto técnica, a pintura envolve um determinado meio de manifestação (a superfície onde ela será produzida) e um material para lidar com os pigmentos (os vários tipos de pincéis e tintas). 

O suporte mais comum é a tela (normalmente uma superfície de madeira coberta por algum tipo de tecido), embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido mais importância. É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas). Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. Materiais comuns são: a tinta a óleo, a tinta acrílica, o guache e a aquarela.
Pintura da artista Helene Beland.
É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.

No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada.

O elemento fundamental da pintura é a cor. A relação formal entre as massas coloridas presentes em uma obra constitiu sua estrutura fundamental, guiando o olhar do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros. Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos.

Conheça as principais técnicas e materiais da pintura:

Muralismo, pintura mural ou parietal: é a pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como num afresco, quer num painel montado numa exposição permanente. Ela difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço. A técnica tradicional de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.
Tinta a óleo: é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para o uso, embalada em tubos ou em pequenas latas. Dissolve-se com óleo de linhaça ou terebintina para torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta brilho à tinta; o solvente tende a torná-la opaca.
A grande vantagem da pintura a óleo é a flexibilidade, pois a secagem lenta da tinta permite ao pintor alterar e corrigir o seu trabalho.
Acrílico: é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela. Se você quiser fazer tinta acrílica, você pode misturar tinta guache com cola.
Aquarela: é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aquarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramatura (espessura do papel). São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela.
Guache: é um tipo de aquarela opaca. Seu grau de opacidade varia com a quantidade de pigmento branco adicionado adicionado à cor, geralmente o suficiente para evitar que a textura do papel apareça através da pintura, fazendo com que não tenha a luminosidade das aquarelas transparentes.

Colagem

Também é considerada uma técnica convencional de artes visuais que utiliza vários materiais aplicados em diferentes suportes para criar um efeito diferente e interessante. Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal e papéis de todo tipo, tecidos, madeiras e objetos variados, a colagem passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que dificulta o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura.
Colagem (papel celofane, cartolina e cola).


Escultura

É uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial usando a tridimensionalidade do espaço.

Os processos da arte em escultura datam da Antigüidade e sofreram poucas variações até o século XX. Estes processos podem ser classificados segundo o material empregado: pedra, metal, argila, gesso ou madeira.

A técnica da modelagem consiste em elaborar esculturas inéditas através desta técnica. São utilizados materiais macios e flexíveis, facilmente modeláveis, como a cera, o gesso e a argila.

No caso da argila, a escultura será posteriormente cozida, tornando-se resistente. A modelagem é, também, o primeiro passo para a confecção de esculturas através de outras técnicas, como a fundição e a moldagem.

A técnica do entalhe é um processo que requer tempo e esforço, já que o artista trabalha minuciosamente numa escultura, cortando ou extraindo o material supérfluo (madeira, por exemplo) até obter a forma desejada.

O material é sempre rígido e, com freqüência, pesado. A arte de esculpir em madeira utiliza poucas espécies de árvores, que são selecionadas em função da sua textura, da beleza do material proporcionado pelos veios e pela tonalidade da matéria prima.

As madeiras comumente utilizadas são o cedro e o mogno, por serem fáceis de trabalhar e mais leves. O acabamento da obra é dado com tintas e vernizes preparados com resinas químicas ou naturais.

Outra técnica utilizada para a escultura é fundição de metal (ferro, cobre, bronze etc) em que se faz um processo complexo que começa com um modelo em argila, passando por um molde que será preenchido com cera, obtendo-se outra peça idêntica neste material, que poderá ser retocada, para corrigir algumas imperfeições derivadas do molde. Depois de modelada em cera.

Em seguida, o metal líquido é vazado dentro de um molde, ocupando o lugar deixado pela cera. O gesso é dissolvido em uma lavagem a jato de água, revelando a peça com seus contornos. A escultura de metal passa, então, por um processo final de recorte e de acabamento.
Escultura em madeira.
Escultura em pedra.


 Arquitetura

Entre muitas outras coisas, a Arquitetura é a organização do espaço tridimensional. É uma atividade humana existente desde que o homem passou a se abrigar das intempéries do clima. Uma definição mais precisa da área envolve todo o design do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo) e da cidade (urbanismo), passando pelo desenho dos edifícios e construções (considerada a atividade mais comum dos arquitetos). O trabalho do arquiteto envolve, portanto, toda a escala da vida do homem, desde a manual até a urbana.

A arquitetura se manifesta de dois modos diferentes: a atividade (a arte, o campo de trabalho do arquiteto) e o resultado físico (o conjunto construído de um arquiteto, de um povo e da humanidade como um todo).

A Arquitetura depende ainda, necessariamente, da época da sua ocorrência, do meio físico e social a que pertence, da técnica decorrente dos materiais empregados e, finalmente, dos objetivos e dos recursos financeiros disponíveis para a realização da obra, ou seja, do programa proposto.

Bem mais do que planejar uma construção ou dividir espaços para sua melhor ocupação, a Arquitetura fascina, intriga e, muitas vezes, revolta as pessoas envolvidas pelas paredes. Isso porque ela não é apenas uma habilidade prática para solucionar os espaços habitáveis, mas encarna valores. A Arquitetura desenha a realidade urbana que acomoda os seres humanos no presente. É o pensamento transformado em pedra, mas também a criação do pensamento.
Arquitetura colonial - Ouro Preto.
Arquitetura moderna - Palácio do Planalto - Brasília.

Fonte:  
http://pt.scribd.com/
(APOSTILA DE ARTE – ARTES VISUAIS – Garcia Junior)

 


 

EasyDRAW - Curso de Desenho

Curso de desenho indicado para os fãs de Animes e Mangás, explicando passo-a-passo como fazer esses desenhos.

Por Andressa Xavier
EasyDRAW é um curso (sob a forma de amostra grátis) que ensina os usuários a desenharem Mangá e Animes. Todo em português e muito explicativo, este curso apresenta as características básicas desses desenhos, que são uma febre não apenas no Japão, mas sim em todo o mundo.

O arquivo não requer instalação, sendo necessário apenas executá-lo para ter acesso ao conteúdo. Ao entrar no arquivo, um índice com os conteúdos estará disponível. Siga a seqüência apresentada neste índice para obter um aproveitamento melhor (e completo) do curso.

Conteúdo do curso

Aprenda a desenhar Animes e Mangás.Lista de materiais — Você vai encontrar uma lista de materiais a serem utilizados em todo o processo de criação de seus desenhos.

Bases — Antes de começar a desenhar verdadeiras obras-primas, você vai aprender os requisitos básicos relacionados à estrutura de seus personagens, ou seja, todos os conceitos de base, como figuras geométricas, serão apresentados para que você treine. Essa é uma etapa muito importante e tudo o que for aprendido pode ser usado na criação desde pessoas a carros, por exemplo. O truque é saber que formas e em que momento usá-las.

O Perfil — Depois de aprender as técnicas para criação das bases, você começará a trabalhar com a criação dos perfis desses personagens. Apresentando um passo a passo repleto de detalhes, você já poderá começar a dar vida aos seus Animes ou Mangás.

Olhos — Uma das características mais marcantes nesses desenhos, os olhos constituem uma parte muito importante em um Anime ou Mangá. Esta seção no curso servirá como uma noção básica sobre o sobre o estilo dos olhos nesses desenhos, já que não existem regras fixas para essa criação.

Boca — O curso oferece vários aspectos para entendimento do formato da boca dos personagens e como fazer um encaixe perfeito de abrir e fechar. Também, com um passo-a-passo completo, você terá acesso a estas informações e poderá aprimorar seus desenhos.

Mãos — O tutorial sobre as mãos apresenta características básicas de criação desse membro. Depois de estar familiarizado com as proporções das mãos, será mais fácil desenhá-las em outras posições.

Pés — O curso mostrará a você como juntar as formas geométricas básicas já aprendidas anteriormente, tendo uma visão lateral de curvaturas e até a criação de sapatos.

Com o EasyDRAW - Curso de Desenho, você terá uma visão completa de como um Anime ou Mangá pode ser confeccionado. Depois de ler o tutorial, comece a soltar sua imaginação dando vida aos seus personagen


Importante Antes de instalar o " EasyDRAW - Curso de Desenho " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o EasyDRAW - Curso de Desenho e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele Crie, desenhe e se encante com seus personagens.EasyDRAW - Curso de Desenho contém todas as informações iniciais necessárias para você criar um Anime ou Mangá. Todo em português, fato que facilita (e muito) o uso para os brasileiros, o curso oferece além das explicações na forma escrita, vários desenhos como exemplos a serem seguidos. Quem é fissurado por esse tipo de desenho vai adorar o tutorial, que é bem estruturado e explicativo, altamente indicado para iniciantes na arte dos desenhos japoneses.

 

  • Em Português
  • Gratuito
  • 6,54 MB
  • Para Windows XP/Vista/98/2000/2003/7Sistema CompatívelVocê está usando o Windows XP
  • Adicionado em 29/4/2008
  • PrimeCursos


Colorindo HQs por Rod Reis - Parte 1 

http://www.youtube.com/watch?v=_kEALu35GQw (ver se essa materia do rod reis ainda esta ativa.foi desativada)fica o link do video ao lado,esquerda


A ARTE DE DESENHAR LUZ E SOMBRA PARTE II

By Renato Silva

Mais uma vez o Sidnei Martins teve o cuidado de digitalizar essa obra rara e a atenção de disponibilizá-la para nós. E como falei anteriormente esse é um dos poucos títulos que aborda o assunto luz e sombra em lígua portuguesa, e como se não bastasse ainda está fora de catálogo. Entrementes acho que este último detalhe valoriza mais ainda não só esta mas também todas as outras obras desse autor. Para fazer o download do arquivo agora mesmo é só clicar aqui!!
Para saber mais sobre o Sidnei Martins clique aqui para acessar o seu fotolog.
   



A ARTE DE DESENHAR LUZ E SOMBRA

Postagem corrigida (desculpa pessoal)
Gentilmente digitalizado e enviado por SIDNEI MARTINS

Essa obra é mais um título fora de catálogo, e um dos poucos que abordam sobre esse assunto.
A Arte de Desenhar Luz e Sombra do Renato Silva é uma obra rara de encontrar pelo fato de não existir mais nas prateleiras das livrarias, exceto nas lojas de livros usados (sebos). Entrementes o Sidei encontrou esse raro título em uma biblioteca e não pensou duas vezes, digitalizou e resolveu compartilhar com os desenhistas.
-CLIQUE AQUI e faça o download agora mesmo!!
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FIGURE SKETCHING

ARQUIVO REUPADO!!Navegando pela net encontrei um material muuuuito bom de um artista “famoso” que nem conhecia; Fiquei impressionado, o nome dele é Willy Pogany foi um dos ilustradores e desenhistas de livro mais importantes da primeira metade do século XX. Ele provavelmente é o artista responsável por estabelecer o modelo contemporâneo do desenvolvimento de ilustrações de livros para crianças.
Foi também professor e escreveu três livros que abrange o desenho, pintura a óleo e aquarela. Existe um material dele disponibilizado para baixar gratuitamente no site
animationarchive tráz ótimas lições de desenho, O título do livro é Figure Sketching, lá você tem que baixar página por página, aqui disponibilizamos tudo em uma só pasta zipada para o seu deleite.
O livro aborda um dos assuntos mais fascinantes nas artes: o desenho da figura humana.
Sugiro que você comece a baixar agora, é só clicar aqui!!, não perca tempo é um arquivo pequeno e se constitui em um material de valor, para o aprendizado e também como referência para desenho.

(clique na imagem abaixo para ampliar)
Postagem originalmente publicada em 04/02/08 - 16:52h

ERA SÓ O QUE FALTAVA...

-ARQUIVO REUPADO!
Agora não falta mais, se o livro do Andrew Loomis é muito bom em inglês, fica muito melhor em Espanhol (é bem mais fácil assimilar o conteúdo!) -Não perca tempo baixe o livro agora mesmo!!
clique na imagem para iniciar o download
Se você quiser saber mais sobre esse livro e o seu autor, é só ir no marcador download no post "QUEM FOI ANDREW LOOMIS?!?".
Postagem originalmente publicada em 28/03/08 - 16:46h

ANATOMIA HUMANA PARA DESENHISTAS


O livro acima é um dos títulos mais importantes já publicado sobre anatomia humana para artistas em língua portuguesa. Também é recomendado por todas as escolas de artes, quadrinhos e artistas profissionais em geral. Esse título é leitura obrigatória para todo artista/desenhista que quer entender e dominar o desenho da anatomia humana. Apesar desse status todo já faz muito tempo que está fora das prateleiras das livrarias do nosso Brasil varonil. A seguir faço algumas considerações sobre ele:
4- Esse título junto com mais outros cinco foram vendidos aqui no Brasil pela Comics Book Shop, a saber:
-O Desenho da Figura Humana sem Dificuldade (Burne Hogarth)
-O Desenho da Cabeça Humana sem Dificuldade (Burne Hogarth)
-Luz e Sombra sem Dificuldade (Burne Hogarth)
-A Pespectiva Sem Dificuldade (Phil Metzger) - Atualmente à venda no M.L. (veja aqui)
-A Banda Desenhada sem Dificuldade (Christopher Hart) -Atualmente à venda no M.L. (veja aqui) -Mas corre logo pra comprar por que essas obras são muito procuradas!
Bons tempos aquele. Longa Vida para a Comics Book Shop!!
5- É incrível como um livro de tal magnitude possa simplesmente sumir das prateleiras. Qual será o misterioso motivo que leva uma editora a deixar de imprimi-lo? Será:
Livro de desenho para desenhistas não vende?
Desenhistas não gostam de ler?
Poucas escolas de desenho?
Enfim, elucubrações mentais à parte, discorramos um pouco mais sobre o livro acima. Assim que vi disponível no Mercado Livre comprei (veja abaixo). Depois veio a louca idéia de disponibilizá-lo para os desenhistas de língua portuguesa que não tiveram a oportunidade de vê-lo, adquiri-lo e/ou já tiveram e hoje não tem mais, mas que sabem da importância desse material. (-Outrossim, quem sabe algum dia alguma editora resolva publicá-lo novamente!)
-Não, ele não chegou assim dos correios, ele veio inteirinho (posso dizer que como se fosse novo), entretanto o livro é muito grande e fica difícil fazer uma digitalização legal sem ter que fazer isso. Clique aqui para baixar o arqivo antes que o mundo se acabe!!

POSES PARA DESENHO

Recebo de vez em quando alguns e-mails de desenhistas me perguntando sobre poses de ação e o possível lugar onde encontrá-los. Tive que parar tudo o que estava fazendo e iniciar uma pesquisa sobre esse assunto. Logo nas primeiras buscas um autor que se destaca é Buddy Scalera com uma série: Comic Artist's Photo Reference, veja a imagem abaixo de um dos livros:
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