AULAS DO CURSO fev 2014 ART FANTASY
Bem caros amigos e alunos, bem vindos a esse blog! Essa página é dedicada as aulas do curso de fevereiro de 2014, intutulado CURSO DE FÉRIAS - Quadrinhos, Mangá e Arte Fantástica!
Antes de mais nada, ou melhor, antes de tudo , meus cumprimentos! Se você chegou até aqui e resolveu ler esses artigos, dicas, etc e fez sua inscrição no curso em questão, é sinal de que você busca melhores informações e experiências para aprender a desenhar de forma rápida e com precisão! Se você já sabe desenhar e tem prática do ofício, ótimo, sempre é bom aprender mais e trocar expêriencias com outras pessoas.
O mundo do desenho é vasto e quase infinito em várias técnicas e métodos utilizados por milhares de artistas no mundo inteiro. Algumas fantásticas, outras nem tanto, mas se pega um pouco de cada coisa, e ai tentamos aperfeiçoar a nossa arte.
Nesse espaço, eu coloco os melhores exemplos de vários mestres e artistas, assim como métodos meus também, para ajudá-lo a desenvolver o seu talento! portanto, ânimo e queimem seus grafites! (Cuidado, vão com calma..nunca se sabe s eo corpo de bombeiros estará sempre por perto..kk)
1. PONTO,LINHAS, HACHURAS,FORMA, O PLANO, TEXTURA, CÍRCULOS,OVAIS, A COR.
PONTO
DEFINIÇÕES
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO PONTO
È necessário fazer um estudo preliminar, de como está a nossa coordenação motora e a habilidade e destreza dos dedos e das mãos. Por isso é importante começarmos por aqui antes!
LINHAS:
LINHA
CLASSIFICAÇÃO
Alguns autores classificam as linhas simplesmente como físicas, geométricas e geométricas gráficas.
UTILIZAÇÃO DAS LINHAS NAS ARTES VISUAIS
As linhas nascem do poder de abstração da mente humana, uma vez que não há linhas corpóreas no espaço natural. Elas só se tornam fato físico quando são representadas pela mão humana.
Independente de onde seja utilizada, a linha é o instrumento fundamental da prévisualização, ou seja, ela é o meio de apresentar em forma palpável, concreta, aquilo que só existe na imaginação.
Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos.
Segundo ARNHEIM (1994) as linhas apresentam-se basicamente de 3 modos diferentes nas artes visuais:
A linha pode assumir formas muito diversas para expressar uma grande variedade de estados de espírito, uma vez que reflete a intenção do artista, seus sentimentos e emoções e principalmente sua visão de mundo.
Quando predomina uma direção, a linha possui uma tensão que pode ser associada a determinado sentimento ou sensação. Exemplos:
Aula 1: Desenho - Traçado
A hachura é uma técnica artística utilizada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. Conforme você aumenta a proximidade dos traços e quantidade a sombra vai ganhando peso e com isso enfatiza a forma. Um ilustrador que usa muito esta técnica é meu caro amigo Roger Krux e ele mostra muito bem em algumas ilustras desta galeria.
Quando utilizadas para representar cores, as linhas tipicamente seguem um mesmo padrão para representar tons particulares. Por exemplo, o vermelho pode ser feito com linhas leves e mais distantes, enquanto o verde poderia ser feito por duas camadas de linhas densas e perpendiculares, resultando numa imagem realista.
Além do desenho artístico, também o desenho técnico (arquitetônico, industrial, etc.) usa tracejados e hachuras para preencher as secções num desenho em corte.
Na arte ocidental, os tracejados surgiram na Idade Média. Pioneiros desta técnica foram, entre outros, Martin Schongauer, Erhard Reuwich e Michel Wolgemut. Artistas utilizam esta técnica variando o comprimento, os ângulos, a distância e outras qualidades das linhas.
FORMA
Forma é o aspecto exterior dos objetos reais, imaginários ou representados. A linha descreve uma forma, ou seja, uma linha que se fecha dá origem a uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.
Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características específicas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por vinculação arbitrária, e outros, ainda, através de nossas próprias percepções psicológicas e fisiológicas. Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero; ao triângulo ação, conflito, tensão; ao círculo,
infinitude, calidez, proteção.
Todas as formas básicas são figuras planas e simples, fundamentais, que podem ser descritas e construídas verbalmente ou visualmente.
CONTINUAÇÃO MAIS EMBASADA DO QUE A FORMA...
1. As leis da Gestalt e a psicologia das formas
Os fundamentos básicos da Gestalt são os seguintes:
Apesar de algumas críticas pelas característica determinista da teoria, ela influenciou especialmente o campo das criações artísticas, mas contribuiu também em estudos relacionados à educação e aprendizagem, psicologia, memória, motivação, dinâmicas sociais e de grupo, entre outras. As críticas apresentadas à teoria da Gestalt reconhecem o valor de suas leis, mas propõem a discussão de uma gestalt dinâmica, que considera também a influência do meio como fator fundamental na percepção da forma. Estas novas idéias acerca da percepção da forma serão estudadas na sequência do curso.
2. Elementos da composição visual
Fontes
O PLANO
O plano é uma superfície sem ondulações, de extensão infinita, ou seja, uma superfície plana que se estende infinitamente em todas as direções possíveis. Temos a noção de um plano quando imaginamos uma superfície plana ilimitada e sem espessura.
TEXTURA
Textura, nas artes plásticas, é o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies dos objetos (DONDIS, 1997). A palavra textura tem origem no ato de tecer. Existem várias classificações para a textura, segundo diferentes autores que tratam do assunto. Para começar, ela pode ser classificada como natural – quando encontrada na natureza – ou artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas). A textura natural de alguns animais, como o camaleão, pode ser modificada quando ele simula outra cor de pele. O homem também simula texturas naturais em suas vestimentas (como é o caso dos soldados camuflados). As texturas podem também ser divididas em visuais (óticas) e táteis.
A textura visual ou ótica possui apenas qualidades óticas. Ela simula as texturas táteis. Ex.: Uma pintura que crie o efeito da maciez de uma pétala de rosa, ou o pêlo do cachorrinho. A textura tátil possui tanto qualidades visuais quanto táteis. Existe textura tátil em todas as superfícies e esta nós podemos realmente sentir através do toque ou do contato com nossa pele.
Quanto à forma de apresentação a textura pode ser geométrica ou orgânica. Nas artes gráficas pode ser reproduzida através de desenhos, pinturas, impressões, fotografia, etc. Podemos representar as texturas em forma de trama de sinais, pontos, traços, manchas com os quais se realizam as mais variadas atividades gráficas e artísticas. Exemplos:
Os artistas recorrem às texturas para:
A COR
A cor é o elemento visual caracterizado pela sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material.
Antes de mais nada, ou melhor, antes de tudo , meus cumprimentos! Se você chegou até aqui e resolveu ler esses artigos, dicas, etc e fez sua inscrição no curso em questão, é sinal de que você busca melhores informações e experiências para aprender a desenhar de forma rápida e com precisão! Se você já sabe desenhar e tem prática do ofício, ótimo, sempre é bom aprender mais e trocar expêriencias com outras pessoas.
O mundo do desenho é vasto e quase infinito em várias técnicas e métodos utilizados por milhares de artistas no mundo inteiro. Algumas fantásticas, outras nem tanto, mas se pega um pouco de cada coisa, e ai tentamos aperfeiçoar a nossa arte.
Nesse espaço, eu coloco os melhores exemplos de vários mestres e artistas, assim como métodos meus também, para ajudá-lo a desenvolver o seu talento! portanto, ânimo e queimem seus grafites! (Cuidado, vão com calma..nunca se sabe s eo corpo de bombeiros estará sempre por perto..kk)
1. PONTO,LINHAS, HACHURAS,FORMA, O PLANO, TEXTURA, CÍRCULOS,OVAIS, A COR.
PONTO
Linguagem
visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos,
são a matéria-prima de toda informação visual.
Entretanto, esses elementos isolados não representam nada, não tem significados preestabelecidos, nada definem
antes de entrarem num contexto formal.
De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.
De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.
1.
PONTO
DEFINIÇÕES
- O ponto é o elemento básico da geometria, através do qual se originam todas as outras formas geométricas.
- Ponto é o lugar onde duas linhas se cruzam.
- Ponto é um sinal sem dimensões, deixado na superfície.
- Ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima(DONDIS, 1997).
- Considera-se como ponto qualquer elemento que funcione como forte centro de atração visual dentro de um esquema estrutural, seja numa composição ou num objeto(FORTES, 2001).
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO PONTO
O ponto
pode ser representado graficamente de duas maneiras: pela interseção de duas linhas ou por um simples toque na superfície com um
instrumento apropriado. É identificado através de uma letra maiúscula do nosso alfabeto.
UTILIZAÇÃO
DO PONTO NAS ARTES VISUAIS
Qualquer
ponto tem grande poder de atração visual, quando juntos eles são capazes de dirigir o olhar do espectador. Essa capacidade de
conduzir o olhar é intensificada pela maior proximidade dos pontos, ou seja, quanto mais próximos uns dos outros
estiverem os pontos, mais rápido será o movimento
visual.
Nas artes
visuais um único ponto não é capaz de construir uma imagem. Porém com um
conjunto de pontos podemos obter imagens visuais casuais ou organizadas.
Em grande
número e justapostos os pontos criam a ilusão de tom ou de cor.
Observe:
È necessário fazer um estudo preliminar, de como está a nossa coordenação motora e a habilidade e destreza dos dedos e das mãos. Por isso é importante começarmos por aqui antes!
LINHAS:
LINHA
DEFINIÇÕES
- Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço;
- Linha é um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita;
- Linha é o elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.
CLASSIFICAÇÃO
Alguns autores classificam as linhas simplesmente como físicas, geométricas e geométricas gráficas.
- Físicas – são aquelas que podem ser enxergadas pelo homem no meio ambiente. Ex.: fios de lã, barbantes, rachaduras de pisos, fios elétricos etc.
- Geométricas – apresentam comprimento ilimitado não possuindo altura e espessura, sendo apresentadas através da imaginação de cada um de nós quando observamos a natureza.
- Geométricas gráficas – são linhas desenhadas numa superfície, sendo concretizadas quando colocamos a ponta de qualquer material gráfico sobre uma superfície e o movemos seguindo uma direção.
UTILIZAÇÃO DAS LINHAS NAS ARTES VISUAIS
As linhas nascem do poder de abstração da mente humana, uma vez que não há linhas corpóreas no espaço natural. Elas só se tornam fato físico quando são representadas pela mão humana.
Independente de onde seja utilizada, a linha é o instrumento fundamental da prévisualização, ou seja, ela é o meio de apresentar em forma palpável, concreta, aquilo que só existe na imaginação.
Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos.
Segundo ARNHEIM (1994) as linhas apresentam-se basicamente de 3 modos diferentes nas artes visuais:
Linhas objeto - visualizadas como objetos visuais independentes. A própria linha é uma imagem.
- Linhas de contorno - obtidas quando envolvem uma área qualquer criando um objeto visual.
- Linhas hachuradas – são formadas por grupo composto de linhas muito próximas criando um padrão global simples, os quais se combinam para formar uma superfície coerente. Hachurar é usar um grupo de linhas para sombrear ou insinuar texturas. Quanto mais próximas as linhas, mais densa a hachura e mais escuras as sombras. Quanto mais distantes as linhas, menos densa a hachura e menos escuras as sombras. As linhas da hachura podem ter comprimentos e formas diferentes.
SIGNIFICADOS EXPRESSOS PELAS LINHAS
A linha pode assumir formas muito diversas para expressar uma grande variedade de estados de espírito, uma vez que reflete a intenção do artista, seus sentimentos e emoções e principalmente sua visão de mundo.
Quando predomina uma direção, a linha possui uma tensão que pode ser associada a determinado sentimento ou sensação. Exemplos:
Aula 1: Desenho - Traçado
Uma aula básica, com o básico para quem quer começar a desenhar: o traçado, traço.
Aula 2 - Escalas Tonais
Aula 2 - Escalas Tonais
Aqui ele trabalha com as escalas tonais, como usar os materiais (lápis) fazendo escalas do claro para o escuro.
Aula 3 - Traçado - variações.
Aula 3 - Traçado - variações.
Aqui ele avança nos estudos sobre o traçado usando desenhos mais complexos.
E assim por diante. É um material bastante didático e útil para quem está começando na área e também para quem quer melhorar o traço em seus projetos. São pequenos detalhes que por vezes deixamos de lado mas que fazem toda a diferença no resultado final.
E assim por diante. É um material bastante didático e útil para quem está começando na área e também para quem quer melhorar o traço em seus projetos. São pequenos detalhes que por vezes deixamos de lado mas que fazem toda a diferença no resultado final.
Estrelas
LINHAS ENTRELAÇADAS
1. EXERCÍCIO SUGERIDO. Estudo de linhas em várias direções pelo Instrutor.
HACHURAS
A hachura é uma técnica artística utilizada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. Conforme você aumenta a proximidade dos traços e quantidade a sombra vai ganhando peso e com isso enfatiza a forma. Um ilustrador que usa muito esta técnica é meu caro amigo Roger Krux e ele mostra muito bem em algumas ilustras desta galeria.
Quando utilizadas para representar cores, as linhas tipicamente seguem um mesmo padrão para representar tons particulares. Por exemplo, o vermelho pode ser feito com linhas leves e mais distantes, enquanto o verde poderia ser feito por duas camadas de linhas densas e perpendiculares, resultando numa imagem realista.
Além do desenho artístico, também o desenho técnico (arquitetônico, industrial, etc.) usa tracejados e hachuras para preencher as secções num desenho em corte.
Na arte ocidental, os tracejados surgiram na Idade Média. Pioneiros desta técnica foram, entre outros, Martin Schongauer, Erhard Reuwich e Michel Wolgemut. Artistas utilizam esta técnica variando o comprimento, os ângulos, a distância e outras qualidades das linhas.
FORMA
3. A FORMA
Forma é o aspecto exterior dos objetos reais, imaginários ou representados. A linha descreve uma forma, ou seja, uma linha que se fecha dá origem a uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.
FORMAS BÁSICAS
Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada uma das formas básicas tem suas características específicas, e a cada uma se atribui uma grande quantidade de significados, alguns por associação, outros por vinculação arbitrária, e outros, ainda, através de nossas próprias percepções psicológicas e fisiológicas. Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retidão e esmero; ao triângulo ação, conflito, tensão; ao círculo,
infinitude, calidez, proteção.
Todas as formas básicas são figuras planas e simples, fundamentais, que podem ser descritas e construídas verbalmente ou visualmente.
CONTINUAÇÃO MAIS EMBASADA DO QUE A FORMA...
Percepção das formas e elementos da composição visual.
Forma: figura ou imagem definida do conteúdo, aparência externa do objeto.
A
percepção da forma é o resultado da interação entre objeto físico meio
de luz que transmite a informação o que prevalece desta informação no
sistema nervoso do observador, determinada em grande parte pela
experiência visual de cada um. A forma pode se apresentar como ponto (a
unidade mais simples), linha (secessão de pontos) ou plano (sucessão de
linhas).
1. As leis da Gestalt e a psicologia das formas
Quando
estudamos percepção das formas e comunicação visual somos levados a nos
aproximar das concepções criadas através da Gestalt. Esta teoria alemã
do início do século XX (por volta de 1910) determinou que a forma é
processada em nosso cérebro obedecendo à leis que levam em consideração
fatores de equilíbrio, clareza e harmonia visual como uma necessidade
interna de organização. Até então, vigorava a idéia de que percebemos
uma figura a partir de seus elementos e partes componentes, e a
compreendemos por associação com experiências passadas. Para a Gestalt,
quando olhamos uma imagem, não vemos as partes isoladas, mas as relações
entre elas.
Segundo a teoria, são de dois tipos as forças que agem sobre a percepção: as externas,
constituídas pela estimulação da retina através da luz do objeto que
olhamos; e as internas, que organizam as formas em uma ordem determinada
e têm origem na própria estrutura do cérebro. A abordagem da Gestalt
opõe-se ao subjetivismo, pois se apóia na fisiologia do sistema nervoso
para explicar a relação sujeito-objeto no campo da percepção, o que a
tornou questionável para alguns estudiosos mais críticos.
Os fundamentos básicos da Gestalt são os seguintes:
SEMELHANÇA:
Define que os objetos similares tendem a se agrupar. A similaridade
pode acontecer na cor dos objetos, na textura e na sensação de massa
dos elementos. Estas características podem ser exploradas quando
desejamos criar relações ou agrupar elementos na composição de uma
figura. Por
outro lado, o mau uso da similaridade pode dificultar a percepção visual como, por exemplo, o uso de texturas semelhantes em elementos do “fundo” e em elementos do primeiro plano.
outro lado, o mau uso da similaridade pode dificultar a percepção visual como, por exemplo, o uso de texturas semelhantes em elementos do “fundo” e em elementos do primeiro plano.
PREGNÂNCIA:
Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais
simples: uma espada e um escudo podem tornar-se uma reta e um círculo. É
o princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples,
mais facilmente é assimilada: desta forma, a parte mais facilmente
compreendida em um desenho é a mais regular, que requer menos
simplificação.
PROXIMIDADE:
Os elementos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram
uns dos outros. Logicamente, elementos que estão mais perto de outros
numa região tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se
estiverem distante de seus similares.
CONTINUIDADE:
Está relacionada à coincidência de direções, ou alinhamento, das formas
dispostas. Se vários elementos de um quadro apontam para o mesmo canto,
por exemplo, o resultado final “fluirá” mais naturalmente e facilita a
compreensão. O conceito de boa continuidade está ligado ao alinhamento,
pois dois elementos alinhados passam a impressão de estarem
relacionados, ou seja, em harmonia.
CLAUSURA:
Ou “fechamento”, o princípio de que a boa forma se completa, se fecha
sobre si mesma, formando uma figura delimitada. O conceito de clausura
relaciona-se ao fechamento visual, como se completássemos visualmente um
objeto incompleto. Ocorre geralmente quando o desenho do elemento
sugere alguma extensão lógica, como um arco de quase 360º sugere um
círculo.
Apesar de algumas críticas pelas característica determinista da teoria, ela influenciou especialmente o campo das criações artísticas, mas contribuiu também em estudos relacionados à educação e aprendizagem, psicologia, memória, motivação, dinâmicas sociais e de grupo, entre outras. As críticas apresentadas à teoria da Gestalt reconhecem o valor de suas leis, mas propõem a discussão de uma gestalt dinâmica, que considera também a influência do meio como fator fundamental na percepção da forma. Estas novas idéias acerca da percepção da forma serão estudadas na sequência do curso.
2. Elementos da composição visual
Ao contrário das palavras, os elementos visuais não possuem significados preestabelecidos
e só passam a determinar alguma coisa se relacionados a um contexto
formal. Assim, os significados dos elementos visuais ficam em aberto e
apresentam grande variedade de interpretações, dependendo dos
repertórios disponíveis. É necessário um grande repertório de contextos
para interpretar de forma mais completa diferentes signos visuais e,
principalmente, ter uma boa noção do repertório comum à maioria das
pessoas em uma determinada cultura,ca fim de obter sucesso na
comunicação. É necessário, antes de mais nada, cultivar o hábito de ver e
apreciar tudo o que nos rodeia.
A linha
- O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples possível, e
pode ser considerado um caso particular de linha. O ponto é uma linha de
comprimento mínimoe a linha nada mais é do que uma cadeia de pontos. Os
pontos possuem grande poder de atração visual sobre o olho. Na
natureza, as formas arredondadas são mais comuns, pois, em estado
natural, a reta e o quadrado são verdadeiras raridades.
A superfície
- Existe basicamente em três versões/formas: o quadrado, o círculo e o
triângulo equilátero. Todas as outras podem ser obtidas a partir da
combinação dessas três formas básicas. Cada uma delas possui
características específicas, podendo lhes serem atribuídos vários e
diversos significados. Assim, podemos associar retidão, honestidade ou
enfado a um quadrado; infinitude, proteção e perfeição a um círculo, e
assim por diante. As superfícies também podem ser abertas e expressar
direções: o quadrado pode indicar as direções horizontal e vertical; o
triângulo, a diagonal e o círculo, a curva.
O volume
- O volume, assim como a luz e a cor, ultrapassa o limite
bidimensional. O volume é obtido adicionando-se elementos visuais aos já
existentes, como, por exemplo, a adição de duas retas diagonais para
unir dois quadrados. O efeito espacial obtido é chamado volume. Assim,
qualquer volume representa um conjunto de planos em superposições
diagonais.
A luz - A forma como o olho percebe uma representação gráfica está diretamente
relacionada com a quantidade de luz e a posição de onde ela é
irradiada. A luz produz a variação tonal e ssim vemos o movimento, a
profundidade, a distância e outras referências do ambiente. Graças ao
valor tonal é que enxergamos.
Glossário
Subjetivismo
- Sistema filosófico que só admite a realidade do sujeito pensante;
tendência a considerar e avaliar as coisas de um ponto de vista
meramente pessoal; individualismo: há muito subjetivismo no que faz.
Determinismo - Princípio segundo o qual todo fato tem uma causa e, nas mesmas
condições, as mesmas causas produzem os mesmos fatos, o que implica a existência de leis específicas que regem fatos e causas.
Layout - desenho, plano, projeto, esboço,equipamento, condições, sistema.
Fisiologia
- estuda o funcionamento do organismo em diversas áreas da saúde (como
Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição) e da biologia.
Fontes
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 6.ed. São Paulo:Escrituras, 2004.
http://itaucultural.org.br/AplicExternas/enciclopedia_I/index.cfm?fuseaction=termos
OSTROWER, Faiga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 10ª
edição, 1996. 358 p.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Editora Martins
Fontes, 2ª edição, 1997.Para a Gestalt, quando olhamos uma imagem, não vemos as partes isoladas, mas as relações entre elas. Percebe-se na figura ao lado, que primeiro parece só um vaso, que se olharmos com mais atenção na sombra projetada veremos outras coisas.
http://itaucultural.org.br/AplicExternas/enciclopedia_I/index.cfm?fuseaction=termos
OSTROWER, Faiga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 10ª
edição, 1996. 358 p.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Editora Martins
Fontes, 2ª edição, 1997.Para a Gestalt, quando olhamos uma imagem, não vemos as partes isoladas, mas as relações entre elas. Percebe-se na figura ao lado, que primeiro parece só um vaso, que se olharmos com mais atenção na sombra projetada veremos outras coisas.
A Op Art, que surgiu por volta de 1965, se interessa pelas propriedades científicas
de como a cor e a linha eram processados pela retina e como esta informação era traduzida pelo cérebro. Eles descobriram que através da manipulação desses elementos, a nossa percepção pode ser enganada ou distorcida.
de como a cor e a linha eram processados pela retina e como esta informação era traduzida pelo cérebro. Eles descobriram que através da manipulação desses elementos, a nossa percepção pode ser enganada ou distorcida.
Em
geral, as composições eram formadas de objetos seqüenciais, traços,
cores ou formas que se sobrepunham em padrões dinâmicos que, através de
sua ordem, provocam efeitos de pulsação, vibração, interferência na
interpretação da forma real, criando um aspecto lúdico e curioso. O
estilo do movimento foi bastante utilizado na indústria e na mídia
geral.
O
trabalho Esferas, de 1952, criado por Salvador Dali, do movimento
Surrealista é um exemplo de composição artística onde predomina a forma
de esfera na composição.
Fonte: www.scribd.com
Apostila do Curso: Web Arte: abrindo janelas e mundos
Educadora: Vania Pierozan
O PLANO
O plano é uma superfície sem ondulações, de extensão infinita, ou seja, uma superfície plana que se estende infinitamente em todas as direções possíveis. Temos a noção de um plano quando imaginamos uma superfície plana ilimitada e sem espessura.
Pense numa folha de papel prolongada infinitamente em todas as direções, desprezando a sua espessura.
A representação do plano será feita através de uma figura que sugere a idéia de uma parte dele. Também nesse caso, fica por nossa conta imaginar que essa superfície se estende indefinidamente em todas as direções possíveis. Os planos são denominados por letras minúsculas do alfabeto grego: alfa (α), beta (β), gama (γ), delta (δ) etc.
A representação do plano será feita através de uma figura que sugere a idéia de uma parte dele. Também nesse caso, fica por nossa conta imaginar que essa superfície se estende indefinidamente em todas as direções possíveis. Os planos são denominados por letras minúsculas do alfabeto grego: alfa (α), beta (β), gama (γ), delta (δ) etc.
Superfície
é a extensão que delimita no espaço um corpo considerável, segundo a
largura e a altura, sem levar em conta a profundidade. É o suporte onde o
artista criará sua composição.
Textura, nas artes plásticas, é o elemento visual que expressa a qualidade tátil das superfícies dos objetos (DONDIS, 1997). A palavra textura tem origem no ato de tecer. Existem várias classificações para a textura, segundo diferentes autores que tratam do assunto. Para começar, ela pode ser classificada como natural – quando encontrada na natureza – ou artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas). A textura natural de alguns animais, como o camaleão, pode ser modificada quando ele simula outra cor de pele. O homem também simula texturas naturais em suas vestimentas (como é o caso dos soldados camuflados). As texturas podem também ser divididas em visuais (óticas) e táteis.
A textura visual ou ótica possui apenas qualidades óticas. Ela simula as texturas táteis. Ex.: Uma pintura que crie o efeito da maciez de uma pétala de rosa, ou o pêlo do cachorrinho. A textura tátil possui tanto qualidades visuais quanto táteis. Existe textura tátil em todas as superfícies e esta nós podemos realmente sentir através do toque ou do contato com nossa pele.
Quanto à forma de apresentação a textura pode ser geométrica ou orgânica. Nas artes gráficas pode ser reproduzida através de desenhos, pinturas, impressões, fotografia, etc. Podemos representar as texturas em forma de trama de sinais, pontos, traços, manchas com os quais se realizam as mais variadas atividades gráficas e artísticas. Exemplos:
A
textura é tão importante quanto a forma, tamanho, cor, etc. Existem
várias técnicas para se criar texturas nas artes plásticas. O pintor,
por exemplo, utiliza uma infinidade de técnicas para reproduzir ou criar
a ilusão de textura tátil da vida real em suas obras.
Entre
as técnicas mais conhecidas estão a tinta diluída e o empasto (uso
livre de grossas camadas de tinta para dar efeito de relevo). Outra
técnica conhecida é a frotagem. A palavra “Frottage” é de origem
francesa - frotter, que significa “esfregar”. Consiste em colocar uma
folha de papel sobre uma superfície áspera, que contém alguma textura, e
esfregá-la, pressionando-a com um bastão de giz de cera, por exemplo,
para que a textura apareça na folha. No campo da arte, essa técnica foi
usada pela a primeira vez pelo o pintor, desenhista, escultor e escritor
alemão Max Ernest (1891 – 1976), um dos fundadores do movimento “Dada” e
posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo.
Os
abstracionistas utilizam uma grande variedade de técnicas como a
colagem com pedaços de jornais e materiais “expressivos” como madeira,
papelão, barbante, areia, pedaços de pano etc.
Os artistas recorrem às texturas para:
- Traduzir visivelmente o sentido de volume e os efeitos de superfície;
- Representar graficamente o claro e o escuro, a luz e a sombra.
Na
escultura os artistas utilizam texturas diferentes conforme os padrões
estéticos do período ou movimento artístico a que pertencem. No
Renascimento observamos texturas lisas e suaves, enquanto que no
Impressionismo percebemos superfícies inacabadas como nas obras de
Rodin.
Além das artes visuais a textura ocorre também em diferentes espaços da vida. No cotidiano nós a observamos nos utensílios domésticos, nas roupas, nos calçados, nos papéis, nos vidros, na decoração de interiores, etc. A tecnologia favoreceu a criação de uma variedade muito grande de texturas. A tinta de parede, por exemplo, é encontrada em diversos tipos e para as mais diversas aplicações. Essas por si só já permitem efeitos de texturização.
Além das artes visuais a textura ocorre também em diferentes espaços da vida. No cotidiano nós a observamos nos utensílios domésticos, nas roupas, nos calçados, nos papéis, nos vidros, na decoração de interiores, etc. A tecnologia favoreceu a criação de uma variedade muito grande de texturas. A tinta de parede, por exemplo, é encontrada em diversos tipos e para as mais diversas aplicações. Essas por si só já permitem efeitos de texturização.
A COR
DEFINIÇÃO
A cor é o elemento visual caracterizado pela sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material.
Ao falarmos de cores, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento.
A Cor-Luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor em muitas cores. A luz branca contém todas as cores.
No caso da Cor-Pigmento a luz é que, refletida pelo material, faz com que o olho humano perceba esse estímulo como cor. Os pigmentos podem ser divididos em dois grupos diferentes: os transparentes e os opacos.
As cores pigmento transparentes são mais utilizadas nas artes gráficas, nas impressoras coloridas entre outros meios de produção.
As cores pigmento opacas são geralmente utilizadas nas artes plásticas, são mais populares, portanto, são mais conhecidas pelos estudantes da escola básica.
Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor.
Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
A Cor-Luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor em muitas cores. A luz branca contém todas as cores.
No caso da Cor-Pigmento a luz é que, refletida pelo material, faz com que o olho humano perceba esse estímulo como cor. Os pigmentos podem ser divididos em dois grupos diferentes: os transparentes e os opacos.
As cores pigmento transparentes são mais utilizadas nas artes gráficas, nas impressoras coloridas entre outros meios de produção.
As cores pigmento opacas são geralmente utilizadas nas artes plásticas, são mais populares, portanto, são mais conhecidas pelos estudantes da escola básica.
Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor.
Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
NOMENCLATURA DAS CORES
Tanto a cor-luz quanto a cor-pigmento, seja ela transparente ou opaca se divide em:
- Cores primárias - aquelas consideradas puras, que não se fragmentam.
- Cores secundárias - obtidas através da mistura em partes iguais de duas cores primárias.
- Cores terciárias - são obtidas pela mistura de uma primária com uma secundária oua partir das primárias em proporções desiguais.
- Cores neutras - o preto e o branco, embora sejam consideradas como ausência e totalidade das cores-luz respectivamente, no entendimento das cores-pigmento são também conhecidas, juntamente com o cinza, como cores neutras. Não aparecem no círculo cromático.
Olá, vejo que você copiou várias postagens minhas ( muitas na verdade ) sem nem me dar o crédito ou mesmo divulgar o endereço da fonte, no caso meu blog. Venho pedir-lhe que OU edite o título das postagens OU as delete. Citando suas próprias palavras: "MAS A INTERNET É UMA MÃO NA RODA PARA DIVULGARMOS O QUE FAZEMOS E PRODUZIMOS, MAS TEM A PRAGA DOS QUE SE VALEM DO ALHEIO PARA COPIAREM E FAZEREM O QUE QUISEREM, DEVIDO A ESSES FATOS, EU retirei os posts de imagens mihas daqui, que retornarão em breve, mas com marca d'agua em todos, para se evitar a pirataria, desculpe-me a todos. Mas, em breve , colocarei os meus trabalhos aqui.".
ResponderExcluirRealmente é muito chato ver um trabalho nosso exposto por aí como se o mesmo não nos pertencesse, não é mesmo?
Da mesma forma que você , também não gosto de pirataria, então creio que você me compreende...
Creio que o senhor é um cidadão de bem, então, fico no aguardo das devidas correções.
apaguei umas postagens aqui..acho que eram suas..se tiver mais algumas, por favor comunique aqui, deletarei sem problemas, agdço sua compreensão, obgdo.
ExcluirBetto Coutinho, me desculpe, realmente eu passei despercebido, nessas postagens, vc tem toda razão, eu cometi esse desatino com vc, minhas sinceras desculpas, somente vi agora ..e fazia tempo (bota tempo nisso) que eu não vinha mais aqui,..então..eu vou apagar as postagens e vc ta no seu direito quantoa sua reclamação..lamento, mas vou corrigir ..obrigado agradeço sua consideração.
ResponderExcluirab
Francisco Ossion