terça-feira, 6 de dezembro de 2011

POSBACKUP. MAI SDO HQ POINT..ESSA FONTE INESGOTAVEL D EPRAZER D ELER QUADRINHOS!

AMAZÔNIA COMICON



Não a como negar que o nome do grupo Ponto de Fuga faz parte da história do quadrinho paraense , pelo menos  não se pode dizer que ouve outra experiência a  nível de  grupo em Belém  com tanta expressão  na década de 90  e que pode contar com tantos jovens  talentos . Assim como os quadrinhos que tiveram sua fase de ouro ou como toda banda musical, o grupo teve  várias  formações  passou  por  seus momentos de  glórias e conflitos internos , mas que serviram para o amadurecimento e experiência pessoal de cada jovem que passou  pelo mesmo , afinal  os jovens de 1992, agora são os jovens de 2011 e os garotos de 13, 15, 16, 20 anos, são agora os garotos dos quadrinhos de 30, 40 anos, ou um pouquinho mas ...e nem todos mas desenham  quadrinhos  ou sonham em fazer sua própria revista, mas alguns  deles conseguiram  realizar seu sonho de se profissionalizar e viver  de  quadrinhos  ou  pelo  menos  de  arte. E entre as diversas  ações desenvolvidas  pelo  grupo  que  foram  importantes  para  construir  e consolidar os espaços das gibitecas  antes só existentes em outros estados, assim  como desenvolver  a experiência de executar oficinas de hqs  e roteiros, nunca se tinha ouvido falar tanto em fanzine de quadrinhos em Belém, e  como  também  sua  ação  serviu para firmar  uma  idéia  de movimento  quadrinistico,  que  se  articula  com  os  outros seguimentos culturais  e  que  participa  dos  espaços  oficiais  de  produção  cultural  ou alternativos, rompendo com a idéia de trabalho isolado e individualista, característico da profissão  de desenhista e  roteirista. Sem falar que o grupo passou um bom tempo com uma sede no espaço da Na Morada da Arte, fato raro no Brasil, um grupo de quadrinistas ter sede, onde os produtores e amantes da arte seqüencial normalmente se reúnem em sua próprias casas ou espaços de livrarias, bibliotecas ou similares  e quase nunca se envolvem no mundo da política cultural.

O fato da realização do I Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos de Belém, organizado pelo grupo de quadrinistas  Ponto de Fuga marcou história  na  Casa  da Linguagem em  1992, espaço da Fundação Curro Velho  que durante um bom período foi  o local de referência do grupo, onde aconteciam  as clássicas reuniões dos sábados a tarde, a galera vinha de longe, alguns até a pé. Mas afinal valeu a pena, ter ou ser de um grupo de quadrinistas, principalmente em Belém do Pará? Talvez esteja enganado mas ainda acredito que sim!  A necessidade de se associar e de compartilhar idéias, de viver ou pelo menos ter que conviver com outros de sua espécie. E por mais que tenha passado a fase adolescente  dos jovens que um dia fizeram parte dele , acredito que como todo com personagem , sempre pode ser revivido, reformulado, recomposto  e com certeza ainda vai dar muito o que falar no mundo dos quadrinhos.

Passados 20 anos, muitos cráss, bruns, zásss... é hora de reunir novamente os  muitos jovens que  fazem parte da história  do quadrinho paraense e nada melhor que realizar o Amazônia Comicon Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos e Cultura  Pop, evento comemorativo aos 20 anos de criação do grupo e do  fanzine. Voltar a realizar eventos de HQs como nos tempos da formação clássica do grupo, retomar parte desse movimento e conquistar outros para o fantástico mundo das hqs, ainda está na ordem do dia, pois muitos dos que fizeram parte do grupo Ponto de Fuga e outros artistas das HQs locais do período ainda são árduos defensores do quadrinho nacional e da linguagem das histórias em quadrinhos, seja no campo da educação, da publicidade, do cinema, da arte em geral, como também é hora de conhecer  e reconhecer os novos talentos  que estão produzindo a todo vapor a Arte sequêncial em nossa cidade.

Luiz Cláudio Martins Negrão
PONTO DE FUGA

Mais informações:

HERMANN


HERMANN
La Pasión de Narrar

Quarta-feira, Agosto 17, 2011


ImagineFX, SFX

ImagineFX 2011-09




DOWNLOAD



ImagineFX 2011 Fantasy Art Essentials



DOWNLOAD


SFX - 2011 08



DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário