segunda-feira, 18 de julho de 2011

relatório. aula 4 e ínicio aula 5

Nesta aula coloquei desenhos , linhas , ícones de composição, para formar desenhos, e combiná-los para criar cenas, cenários, etc. Depois no terceiro horário, início de corpo humano..a sequencia dessa aula será amanhã dia 18 com mais detalhes. pra voce que achou dificil a primeira vez que desenhou, vai aqui umas anotações..que baixei da internet..veja aqui

Como desenhar pessoas

Setembro 17, 2010 by Mag  
Filed under Desenho
Quais são as proporções do corpo humano.
Em termos gerais, os corpos humanos atendem a proporções padrão, que no entanto podem variar de acordo com as diferentes raças, o sexo, a idade e o tipo de actividade física que realizam.
Apesar de destas variações, se seguirmos os padrões que definem as proporções do corpo humano, poderemos representar a figura humana mais facilmente.
Antes de começar a idealizar um corpo ou figura humana com roupas, devemos saber desenha-lo sem elas, e representar os músculos e as sombras que definem os volumes do corpo… desta forma poderemos entender as proporções básicas da figura humana.
corpo-humanoTomemos como exemplo, uma figura do sexo masculino para descrever as suas proporções, e definamos que à sua altura é equivalente a sete (7) cabeças.
Assim sendo, as dimensões que se seguem serão equivalentes ao tamanho de duas cabeças:
    1.- Do joelho até a parte inferior do pé. 2.- Do topo do Fémur até a rótula. 3.- Do cotovelo a ponta dos dedos. 4.- Da clavícula até um pouco abaixo do umbigo 5. A largura do tórax de ombro a ombro.
Outras proporções interessantes, são as seguintes:
1 – A largura dos quadris é o mesmo que a distância da virilha até o joelho.
2 – O comprimento do braço a partir da axila até a ponta dos dedos da mão estendida é a mesma a partir da base do pescoço até a parte inferior das nádegas.
3 – Os braços devem cair com os dedos estendidos, e coincidir com o meio da coxa.
4 – O cotovelo deve descansar em paralelo com a parte inferior da caixa torácica.
5 – O tamanho do pé deve situar-se entre a base da palma e a dobra do antebraço.
6 – O rosto, da linha do cabelo ao queixo, deve caber na base da palma da mão, até a ponta dos dedos.
Essas proporções são só algumas das mais conhecidas e são essenciais para desenhar corpos e figuras humanas de forma que as suas dimensões pareçam proporcionais e reais.
No entanto, como já explicamos, dentro destes padrões existem variações e são essas variações as que determinam o valor da raça humana e riqueza e complexidade na sua representação artística.

Efeito e significado das cores

Publicado por: "Amopintar"  
Na secção: Teoria da cor
A cor está tão presente na nossa vida e no nosso quotidiano, que nem nos apercebemos disso…Consegue por acaso, imaginar um mundo a preto e branco?

As cores fazem parte de nossa vida desde o nascimento.  Através da cor, definimos o mundo que nos rodeia, aquilo que nos agrada ou que nos desagrada. As cores influenciam nossa conduta, revelam o nosso estado de espírito, o nosso estado de saúde e até mesmo as nossas emoções.
Algumas cores deixam-nos mais felizes, outras fazem-nos mergulhar na melancolia.
lgumas relaxam, distraem e outras nos ajudam a sintonizar as nossas energias.
As cores influenciam diretamente o humor das pessoas.
Existem diversas experiências que comprovam a influência das cores no comportamento das pessoas.
  • Um espaço preto, torna-se pesado, triste e tenebroso.
  • Um espaço branco, sente-se limpo, claro, alegre.
  • Os tons frios e claros parecem mais leves e menos substanciais.
  • Os tons quentes e escuros parecem mais pesados e densos.
  • Cores como o azul e verde exercem uma maior ação sedativa ou relaxante no observador.
  • Esta aplicação na tridimensionalidade dos objetos permite nos modificar o seu peso aparentemente real.
Exemplo: Um autocarro pintado a azul claro e branco, parecerá mais leve (visualmente) que um automóvel pintado a preto, embora o seu tamanho seja consideravelmente menor.


Significado das cores


As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano, algumas cores estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.
Durante muitos anos estudos foram feitos sobre as reações que as cores provocam nos seres humanos. Podemos por exemplo assinalar que o vermelho provoca atenção, esta associada com o sangue e a luta…Vamos dar uma olhada nas diferentes sensações e significados que as cores produzem:
Vermelhos: Excitação, alta energia, estimulação, sexo, estimulação, provocação e perigo. O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
Rosa: Doçura, juventude, romantismo. O rosa significa romance, sensualidade, beleza.
Laranja: Convite, energia, amizade. A cor laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.
Amarelo: Sugere uma temperatura morna, sol, claridade, brilho, felicidade.
Esta cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.
Marron: Riqueza, opulência, durabilidade, estabilidade, assim como sugere terra e rusticidade. O marrom associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.
Azul: Frio, serenidade, quietude. A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.
Verde: Fresco, saudável, refrescante, natural. O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.
Violeta: Sensual, elegante, misterioso, espiritual. A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.
Neutros-Cinzentos: Qualidade, quietude, clássico, natural, atemporal. A cor cinza promove equilíbrio e estabilidade.
Branco: Limpo, puro, inocente, brilhante. O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma
Preto: Forte, clássico, elegante, misterioso, poderoso. O preto permite a auto-análise, a introspeção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.
Abra os olhos, olhe atenciosamente à sua volta…Sinta o prazer de podermos ver o mundo com seus incontáveis matizes de cores e utilize essa habilidade para criar as mais belas obras de arte
Não esqueça o significado das cores quando pense em pintar um quadro…Recorde que as cores escolhidas podem criar efeitos interessantíssimos no observador, e dai o sucesso ou fracasso nas suas obras.

Leia aqui outros artigos interessantes relacionados com este tema:

  • Cores Quentes e Cores Frias As cores possuem diversas qualidades e "temperaturas", e também diversos efeitos excitantes sobre o sistema nervoso d ...
  • O valor de uma cor determina uma das suas principais qualidades e uma das principais ferramentas do artista plástico. Nas artes plásticas, apli ...
  • As cores complementares são aquelas que se localizam diametralmente opostas no círculo cromático. O complemento de uma cor primária será uma cor s ...

Ler mais: http://www.amopintar.com/efeito-e-significado-das-cores#ixzz1SWDDMI6l


Nenhum comentário:

Postar um comentário